top of page

Qual a diferença entre o Reiki Xamânico e Tradicional?

Recebo bastante perguntas sobre esse ponto, pois o reiki tradicional é hoje bastante difundido, enquanto o xamânico vem ganhando mais espaço em nosso meio urbano atualmente e carrega ainda alguns estigmas e talvez preconceitos perante alguns religiosos.


Há algumas formas de refletirmos sobre essas diferenças. Se olharmos pelo prisma da energia em si, podemos dizer que não há diferença, pois se o universo está contido de Energia VItal e aquele que realiza o reiki apenas funciona como um canal desta energia, fica evidente que se trata de uma única energia. Energia esta que pode carregar os mais diversos nomes, como Amor, Deus, Fonte, Universo e por aí vai.


O ângulo em que a diferença é bem clara é a forma com que o terapeuta reikiano é preparado para este trabalho, o que é chamado de iniciação. Esse processo é diferente para cada uma das linhas, pois a forma como a energia é canalizada muda em cada uma das linhas do reiki. Estamos falando aqui apenas do tradicional e do xamânico, mas há diversas linhas sendo trabalhados hoje em dia. Ou seja, os símbolos que serão usados durante a sessão são diferentes.


Além disso, podemos falar também sobre egrégoras. Egrégora é uma força gerada por um grupo de pessoas/seres que se alinham para uma finalidade, como uma rede que se forma e se torna algo além do que a simples soma das partes. A palavra provém do grego egrégoroi. Por se tratar de um trabalho energético em que existe uma iniciação, a força dessa egrégora, do grupo de pessoas que vem recebendo esta mesma energia, é somada. Sendo assim, fica fácil perceber que quando se é iniciado em determinada linha, carrega-se também aquela egrégora.



Pessoa sentada em posição de lótus com a palavra reiki

Acho que vale também algumas observações pessoais. Atuo como reikiana xamânica há cinco anos e na minha experiência, ouvi muitos relatos referentes ao reiki xamânico como uma energia mais forte. Acredito que isso se dá por se tratar de uma forma mais direta de relação com o invisível, através de plantas, animais, pedras, da própria natureza que está aí presente para qualquer ser. É uma forma mais próxima e intuitiva, sem tanta intermediação.


Além disso, o sistema tradicional do reiki provém do Oriente e no xamanismo lidamos muito com energia ancestral e nós, brasileiros, nascemos em terras indígenas. Por mais que tenhamos nos distanciado dessa forma de vida, estes são nossos verdadeiros ancestrais, este é o Brasil. Então, acredito que seja uma forma de terapia que acessa nossa ancestralidade e talvez nos reconecte de maneira mais direta.



Por fim, pessoalmente sinto o reiki xamânico como um sistema mais livre de cura, em que nossa intuição e poder de cura pode verdadeiramente ser sentido e conexões criadas. Para isso, é necessário bastante estudo, comprometimento e responsabilidade. Independente das linhas, somos humanos e é importante escolher bem o terapeuta, entender para quem entregamos nossa energia. Espero ter ajudado com os esclarecimentos!


Se tiver dúvidas ou sentir de experimentar, aqui tem mais informações :)


コメント


bottom of page