top of page

O que é Reiki Xamânico?

O ato de transmitir energia através da imposição das mãos é talvez tão antigo quanto o ser humano. Buscar aliviar dores, emitir calor, carinho, serenidade é natural, intuitivo. Mas o reiki enquanto uma terapia estruturada, conhecido como Reiki Tradicional ou Usui, tem sua origem no Japão, com o Dr. Mikao Usui. Acredita-se que ele canalizou o sistema de cura reiki e trouxe os símbolos e metodologia usados até hoje.


Neste texto, não iremos nos aprofundar nessa parte da história, mas sim no reiki enquanto princípio vital. A palavra Reiki significa Energia Vital Universal. Sendo Rei = sabedoria universal e Ki = Força, prana, energia vital. Considera-se esse princípio de natureza espiritual, mas não relacionado a alguma religião.

Natureza com fogueira noturna
Sinta a Natureza

Já o xamanismo, termo criado por antropólogos, tem suas raízes na Sibéria e está relacionado à palavra “saman” = conhecedor. Significa também inspirado pelos espíritos, devido ao conjunto de práticas advindas de crenças ancestrais. Assim, quando falamos de xamanismo estamos considerando a conexão mais pura e direta com a natureza. A força do sol, da lua, dos animais e da mãe terra. Sem mediação de algum tipo de religião ou deus, apenas a força e o sentir de nossa conexão com o universo.


O Reiki Xamânico é portanto uma terapia de canalização e transmissão dessa energia vital através da imposição das mãos nos chakras, que visa a integração do ser com sua natureza original. São usados símbolos desse universo xamânico, como animais e ferramentas indígenas.




Comments


bottom of page