top of page

O que é Autoconhecimento?

Atualizado: 15 de abr. de 2022

O termo autoconhecimento ganhou bastante espaço nos últimos anos e ouvimos muito sobre sua importância. Passamos a consumir autoconhecimento, seja através de livros, vivências, terapias e por aí vai. Parece que o mundo se dividiu entre aqueles que super valorizam esse estilo de vida e outros que não dão a mínima. Mas viver o autoconhecimento está muito além de qualquer moda.


A máxima “conhece-ti a ti mesmo” é possivelmente a coisa mais profunda que podemos escolher experimentar e não é nem tão fácil, nem tão glamourizada como tem sido colocada. Escolher olhar para dentro dói. Te coloca contra muito do que você acreditou, te faz duvidar de escolhas, te faz duvidar das certezas dos que estão próximos a ti. Pode te afastar de muita gente e de muitos hábitos que você cultivou até então.


Acredito que seja como entrar por uma porta, escolher a pílula azul. Sua vida não será mais a mesma, a partir do momento que você toma consciência de si mesmo, se coloca frente a si, o mundo torna-se outro e não há mais volta. Há que se preparar para muito cair, há de se estar pronto para deixar ir o que vai precisar ir e se abrir para o novo. Para você mesmo. Só conseguimos entrar em contato com o que é novo ao deixarmos o velho ir.


É preciso estar pronto para reconhecer sua beleza, perceber a sua potência e lembrar que você é perfeito como é. Tudo o que existe dentro de você precisa ter espaço, pode ser visto, só encarando o que existe é possível dar outro tom, tornar-se consciente e escolher seu caminho. É uma jornada infinita, pois o seu ser é infinito e quanto mais você se entrega mais forte e completo você se torna.


Mulher se entrega de braços abertos para o universo
Expanda-se

É um ato de amor para consigo mesmo. Está muito além da forma como você se veste ou como você curte passar o tempo. É uma escolha diária, um pacto de observar e perceber a si mesmo, sem julgamentos. Com se permitir amar o que você ama, realizar seus sonhos, reconhecer seus erros, perdoar aqueles que você acredita que te fizeram mal e a si mesmo. Perceber que o bem e o mal, o belo e o feio, o masculino e a feminilidade moram todos dentro de ti, pois você é um fractal do universo.


Fácil não é, mas talvez seja de fato o caminho que mais vale a pena. Um caminhar em círculos, em espirais, infinito para dentro de ti. Para além da ilusão. E lembre-se, você não está sozinh@. Há muit@s que também fazem essa escolha diariamente. Há sempre alguém para te ajudar! :)










Kommentare


bottom of page