top of page

Jung e os Quatro Elementos

Atualizado: 15 de abr. de 2022

Em diversas culturas, os quatro elementos são vistos como a unidade básica de composição do planeta terra e dos corpos humanos. Terra, fogo, água e ar são as essências que compõem a natureza e também nosso corpo, que nada mais é do que natureza.


Os alquimistas debruçaram-se bastante sobre esse tema em busca da pedra filosofal, em como diversas operações e composições desses elementos poderiam nos levar ao conhecimento da quinta essência, do ouro em nós. Se admitirmos o princípio hermético de que o que está embaixo é como o que está no alto e assim, o que está fora é como o que está dentro, podemos buscar entender esses quatro elementos dentro de nós.


Na astrologia, por exemplo, temos doze signos divididos em grupos de três por elemento. Somos então uma composição com mais ou menos fogo, terra, água e ar. A ayurveda, medicina indiana milenar, vai pensar sobre a composição desses elementos enquanto nossa matéria física, através do conceito de doshas, incluindo também o éter.


Já Jung, em sua psicologia profunda, trouxe a ideia desses quatro elementos como funções psíquicas. Ele vai dizer que nossa psique funciona de quatro maneiras, sendo duas racionais e duas irracionais e através dessas quatro formas de percepção e apreensão nos situamos no mundo. As racionais seriam pensamento e sentimento e as irracionais sensação e intuição. Cada um de nós é mais propenso a uma ou outra, como se existisse uma predisposição básica, mas o meio também provoca grande influência em como utilizamos essas funções.

Quatro elementos simbolizados de forma sutil através de cores
Fogo. Água. Terra. Ar.

Por exemplo, na sociedade patriarcal somos super estimulados a utilizar a função pensamento, enquanto a intuição é deixada de lado e vista como inferior. Isso é uma falácia, pois as quatro funções têm o mesmo grau de importância, já que o ideal é estarmos sempre buscando o equilíbrio. Um bom funcionamento psíquico é aquele em que podemos transitar pelas quatro funções, pois cada uma traz uma qualidade diferente para a vida e só apreendendo todas estaremos vivendo de forma completa.


A função pensamento está relacionada com o ar, sentimento com a água, sensação com a terra e por fim, intuição seria o fogo. É muito rico refletirmos e meditarmos em como está nossa relação com esses elementos, buscando conhecer melhor nossas funções psíquicas. Esse texto traz de forma muito breve essas ideias, mas o estudo desse tema é bastante profundo. Se quiser saber mais, me escreva :)






Comments


bottom of page