top of page

Por que autoconhecimento é importante?

Atualizado: 17 de mar. de 2022

Autoconhecimento é importante para você não chegar ao fim da vida percebendo que nada fez que lhe tivesse algum valor. Nossa criação é extremamente pautada pelos valores dos outros, sejam eles, nossos pais, professores, instituições e a sociedade como um todo. Existe uma tendência a respondermos então às expectativas alheias. Vamos nos moldando e nos tornando cada vez mais parecidos com a caricatura do que nos disseram que seria ideal.


Este comportamento é, em certa medida, natural, pois somos seres adaptáveis que buscam satisfação. No fundo o que todos nós queremos é sermos amados, lembremos disso ou não. Em geral, ocultamos essa camada que quer amor nos convencendo de que temos outros tipos de necessidades, quando na verdade, amor e segurança são nossa base. No entanto, se passarmos a vida toda apenas correspondendo ao outro, negaremos aquilo que nos é particular.


Em uma sociedade que marginaliza o diferente, é extremamente difícil valorizarmos a diferença que mora em nós. Porém, é ela que nos torna únicos, especiais e a qual viemos dar vazão. É o que temos de particular que nos caracteriza como quem somos, nos dando identidade e permitindo realizar nosso caminho de individuação. Para descobrir qual é essa diferença que mora em nós, precisamos do autoconhecimento. O autoconhecimento é, nada mais, do que olhar para dentro.

Uma mulher respirando ao ar livre


Olhar para nossos sentimentos, entender nossas vontades, conversar com nossas fantasias. O que você imagina quando está sozinh@? O que passa pela sua cabeça quando você está despreocupad@? Ou o que te preocupa? O que te chama atenção quando passa na rua? Que músicas tocam seu coração? O que faz seu corpo tremer? É importante se perguntar, estar em diálogo consigo para se descobrir. Só assim é possível realizar seu plano de alma, sua missão, seu propósito ou apenas ser feliz.


A felicidade só é possível quando estamos fluindo e só podemos fluir dentro do caminho que é o nosso. Dando espaço para o nosso interior se expressar, sem isso, criamos doença e dor. O autoconhecimento se torna importante cada dia mais, pois a quantidade de informação, opiniões e possibilidades de jornada que temos acesso hoje em dia é infinita, então para que possamos escolher o caminho certo, é preciso sabermos o que estamos buscando. É preciso olhar para dentro.












bottom of page