top of page

Autocuidado e o Tempo

Pílulas de reflexão


Quando pensamos na questão do autocuidado, parece que uma parte de nosso ser já é compelida a reagir de antemão: não tenho tempo para isso! Como se o autocuidado fosse um luxo. Na verdade, o autocuidado tem muito mais a ver com mudanças de atitudes interiores do que com tempo ou dinheiro. Precisamos pensar em como nos relacionamos com nosso interior, com o que priorizamos em nossa vida.


Cada ser vive uma realidade diferente e com as demandas cada vez mais exigentes capitalistas, muitas pessoas se percebem realmente sem tempo de viver. Sem tempo para si. No entanto, o que fazemos com os momentos que nos são dados? Com as oportunidades que temos de estar conosco? Normalmente, nos preocupamos com mais alguma demanda do lado de fora.

uma janela com um pequeno vaso de flor
nosso olhar a tudo muda

Pensar na relação conosco é pensar também na relação com nosso tempo. Como organizamos esse tempo? Lembramos da janela do eu ou apenas das janelas das tarefas? O eu também precisa de espaço. As emoções, a contemplação, a calma. Olhar pela janela, ler uma poesia, ouvir uma música que gostamos. Atividades que podem durar menos de três minutos e podem proporcionar grande leveza para a alma.


Podemos pensar em pequenas pílulas para introduzirmos em nossas vidas. Não precisam ser mudanças grandiosas, não preciso tirar um dia inteiro e ter múltiplas vivências, mas também não preciso usar desculpas de que isso é para os outros. Posso me permitir uma pílula por dia ou que seja por semana. Um pedacinho de amor, de atenção. Uma comida que gostamos, uma caminhada, um abraço.


É preciso, sobretudo, estar presente para se autocuidar. É preciso estar atento ao seu interior, se ouvir, se acariciar. Perceber o que te faz bem, o que faz com que seu coração vibre mais forte. Permitir receber o que lhe preenche, permitir-se sorrir com a pequenez, com o bobo. Ser você mesma, dançar, rir, inovar. Mesmo sem ninguém estar olhando. Fazer só para si, esquecer a rede social, a família, o mundo. Fazer para seu mundo interior. Fazer para o seu próprio amor. <3


Só veem as belezas do mundo, aqueles que têm belezas dentro de si.

Rubem Alves


Comentários


bottom of page